aguarde...

Reumatismo Entenda um pouco sobre a doença que afeta milhões de brasileiros

Mais conhecidas como “reumatismo”, as doenças reumáticas afetam cerca de 15 milhões de brasileiros e, diferente do que se pensa, podem afetar pessoas de todas as idades. Diante disso, é importante ficar atento às dores nas juntas e procurar ajuda médica caso elas se prolonguem por várias semanas e se vierem acompanhadas de inchaço, calor ou dificuldade para movimentar.

Ao todo, existem mais de cem doenças reumáticas, que são enfermidades que afetam o aparelho locomotor – ossos, cartilagens, músculos, articulações, tendões e ligamentos – e podem comprometer vários órgãos. Elas podem ser causadas ou agravadas por vários fatores como a genética, traumatismos, trabalho desgastante, obesidade, sedentarismo, estresse, ansiedade, depressão e até alterações climáticas.

Doenças reumáticas não são transmissíveis, nem contagiosas, mas também não têm cura. Apesar disso, os pacientes podem levar uma vida normal e sem dores, desde que a doença seja descoberta no início e a pessoa siga o tratamento médico adequado. Por isso, além de procurar manter uma vida saudável, evitando os fatores de risco, é muito importante ficar atento às dores nas juntas e articulações e procurar ajuda médica.

# Deixe aqui seu comentário
Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro!!!