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Prática regular de exercícios contribui para a qualidade de vida

 

Exercitar-se regularmente é fundamental para cuidar da saúde e do bem-estar. Hábitos corriqueiros como caminhar, brincar com as crianças, pedalar, lavar o carro ou subir e descer as escadas do trabalho em vez de usar o elevador, fazem toda a diferença na rotina. Movimentar o corpo, além de nos dar mais energia, traz benefícios a curto e longo prazos. 

Por isso, as pessoas que são mais ativas têm expectativa de vida maior. É importante lembrar que ser fisicamente ativo não significa somente fazer exercícios ou esportes. Atividade física é todo movimento corporal que gasta mais energia que os níveis de repouso.

 

Com pequenos esforços diários podemos desenvolver atividades benéficas para a saúde, seja no trabalho, em casa ou em momentos de lazer. O ideal é fazer dessa iniciativa algo rotineiro, para que os efeitos sejam melhores e para que não haja risco de práticas irregulares aos quais os ‘atletas de final de semana’ estão expostos. Se optar por fazer um esporte ou atividade que requeira supervisão, procure ajuda especializada.

 

 

Movimente-se!

A atividade física dá sensação de bem-estar, resistência, força, alívio de tensões, controle de peso, da pressão arterial e da glicose, além de fortalecer os ossos e diminuir os riscos de infartos e derrames. Mesmo que não haja tempo suficiente para praticarmos uma atividade esportiva, é possível adaptarmos a nossa rotina. Se você trabalha em um prédio, opte por subir ou descer ao menos três andares pelas escadas, por exemplo. Tente reservar um horário do dia para caminhar ou pedalar. No trabalho, levante-se de vez em quando e alongue-se. Acumular ao menos 30 minutos de atividade física ao dia já faz muita diferença na sua saúde. 

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