aguarde...

Postura corporal

Hoje em dia manter a postura corporal correta começa a ser difícil desde de criança. A má postura é combinaçao de vários fatores, podem ser ambientais ou maus hábitos e desalinhamento muscular.

As mochilas pesadas carregadas pelos estudantes, influência diretamente a postura das crianças e adolescentes, podem causar problemas nas curvaturas da coluna como escoliose, lordose e cifose, então no transporte das mochilas de ombro, o estudante deve tomar cuidado para não compensar o peso da mochila com a inclinação do tronco para frente, já as mochilas de alças e rodinhas, devem ser variadas o lado, ora no lado direito ora no lado esquerdo.

Mas não é so quando jovem que podemos adquirir estes tipo de problemas posturais, mas se você permace muito tempo sentado na frente do computador, deve manter sempre o corpo ereto e os pés pés apoiados no chão, evitando ficar com as pernas cruzadas e os joelhos muito flexionados. Observe também se não está projetando para frente a cabeça e mantenha-a alinhada com seu tronco.

A outros fatores como o stress e a tensão muscular que podem aparecer junto com dor; excesso de peso concentrado na “barriga”, a obesidade abdominal, associado à flacidez da musculatura abdominal; a vida sedentária e falta de preparo físico também são fatores desencadiantes da má postura.

Para melhorar a postura em pé, mantenha a cabeça alta, queixo firme para frente, ombros para trás, peito para fora e estômago para dentro para melhorar o equilíbrio.

Dificil não é? Mas você tem uma boa opção para corrigir problemas posturais, praticar exercícios físicos e um dos métodos mais indicados é o da Reeducação Postural Global (RPG),

O RPG é uma terapia que trabalha com músculos e ossos levando em consideração a necessidade de cada indivíduo, trabalhando o fortalecimento de músculos. O tratamento é realizado através de posturas estáticas, de modo que alguns músculos sejam alongados, enquanto outros devem ser contraídos. As posturas são feitas juntamente com exercícios respiratórios, no qual o paciente faz 80% do trabalho, seguido da orientação do fisioterapeuta. O tratamento pode durar de 3 meses a 2 anos, com uma sessão semanal de 50/60 minutos.

O método Pilates, também é uma terapia que trabalha postura corporal, de uma forma mais dinâmica que o RPG. Mas este método já é mais diferenciado pois não trabalha somente postural e vem sendo muito procurado com objetivo de bem estar e de melhor qualidade de vida, mas este é um tema que será discutido em outra hora.

Para manter uma boa postura coporal então além de você se observar e se corrigir sempre que ver que está com maus hábitos, deve também procurar uma clínica especializada para a prática de exercício físico e reeducação postural.

# Deixe aqui seu comentário
Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro!!!