aguarde...

Postura certa para a volta às aulas

Fevereiro já chegou e, com ele, as aulas da criançada e as preocupações dos pais com a compra de materiais escolares e uniformes. Tão importante quanto preparar seu filho para os estudos é ficar atento aos hábitos que podem ser prejudiciais para a postura no dia a dia do colégio. Confira algumas orientações do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia para evitar danos à saúde de seus filhos:

 

· A mochila adequada: o mais importante é pensar na saúde da coluna e dos ombros, dando preferência a modelos de alças acolchoadas com largura que não excedam o tamanho do dorso da criança e com altura sobre a região da cintura. Também é importante ajustar a bolsa ao tronco e sempre carregá-la sobre os dois ombros.

· De olho no peso: o peso adequado a ser transportado nas mochilas deve ser, no máximo, 10% do peso corporal da criança. Dessa forma, a mochila deve ser arrumada diariamente pensando nas aulas do dia seguinte. Substituir o caderno grande por um menor para cada matéria ou utilizar um fichário pode ajudar a diminuir o peso.

· Na sala de aula: procure observar se as cadeiras da escola são adequadas e com tamanho compatível com as mesas utilizadas pelos alunos. Além disso, ensine seus filhos a manter a postura ereta, com as costas apoiadas na cadeira inclusive na hora de escrever, já que é comum inclinarem o corpo na hora da escrita.

· Os calçados: os sapatos para crianças devem ser maleáveis, tanto no comprimento quanto na largura, e devem manter a base do pé estável no chão. Vale optar por calçados leves, com solados e palmilhas flexíveis. Lembre-se que saltinhos não são permitidos, pois, além de contribuir para o aparecimento de problemas na formação pés, eles dificultam o equilíbrio, aumentando a chance de quedas e até traumas ortopédicos.

 

# Deixe aqui seu comentário
Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro!!!