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Por que fazer caminhada como exercício físico

 

- Melhora a circulação e a atividade do coração, além da diminuir os riscos de problemas cardíacos.

 

- Reduz gorduras localizadas e é excelente para quem é sedentário e quer começar um programa de exercícios.

 

- Os riscos da caminhada são quase que inexistentes. Mas eles podem aparecer se a pessoa não tiver acompanhamento médico ou o ritmo da caminhada for pesado.

 

- Uma pessoa sedentária corre mais riscos de saúde do que uma pessoa ativa

 

- Caminhada queima de 200 a 400 kcal/hora. Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa. 

 

DICAS IMPORTANTES

 

- Nunca passe dos limites de seu corpo.

 

- O trabalho físico deve ser feito em um período longo e o ritmo da caminhada, aumentando de acordo com os progressos da resistência física.

 

- Use roupas leves e um tênis macio.

 

- Beba líquido antes, durante e depois da caminhada.

 

- Se quiser comer alguma coisa antes, dê preferência às frutas, sucos e vitaminas. Outros alimentos podem pesar no estômago.

 

- Para quem estiver começando é bom alternar um dia de descanso com um dia de exercício. 

 

- O ideal é caminhar de três a cinco vezes por semana, 30 minutos ao dia. 

 

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