aguarde...

Nintendo Wii e reabilitação

O Sedentarismo, ou melhor, a falta de atividade física é um problema grave de saúde pública. O tempo dedicado a televisão tem sido cada dia maior contribuindo assim para um desenvolvimento de sedentarismo nos jovens.

Com o crescente aumento dos níveis de obesidade e de falta de atividade física, têm sido discutidos os benefícios dos jogos, conhecidos como "Exergaming", no gasto calórico em jovens sedentários (DALEY, 2009).

O estudo apresentado na conferência Life Sciences, da Universidade HeriotWatt, em Edimburgo, pelo Dr.Alasdair Thin, mostra que a atividade física na realização de jogos “Exergaming” pode ser considerada como um bom exercício real, porém que não substitui o exercício aeróbio convencional (ARMSTRONG, 2007).

Mas desde que a Nintendo® em 2006, lançou o primeiro console Wii Sports, com jogos que simulam e fazem movimentos diferentes dando a sensação de que o jogador esta praticando um esporte como arco e flecha, tênis, boxe, baseball, boliche, golfe, chegando até a ter games como o Wii Fit, que possibilita a prática de skate, snowboard e yoga. (FRITZ-WALTER ET AL,2008), uma nova moda vem sendo um sucesso entre o público no geral.

                Mais interessante ainda é observar que já há estudos que comprovam que esta nova prática tem obtido melhora de pacientes de paralisia cerebral, idosos com déficit de equilíbrio, dentre outros.

Mas vale lembrar que todo cuidado é pouco, pois como qualquer outro jogo, devido movimentos repetitivos podem ocorrer lesões, distúrbio do sono e vício.

Então a Nintendo Wii, usado com intuito de reabilitação, deve sempre ter um profissional da saúde capacitado ao lado pra evitar qualquer risco de lesão e queda. Este profissional deverá também indicar como deve ser realizado os movimentos para se ter o melhor aproveitamento possível.

Agora você não tem mais porque ser sedentário, afinal ate com vídeo game se pratica atividade física, mas LEMBRE-SE de praticar da forma correta.

 

# Deixe aqui seu comentário
Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro!!!