aguarde...

Hábitos saudáveis fazem bem ao coração

A correria do dia a dia dá a sensação de que há pouco tempo e muitas coisas para fazer. Entre os itens rapidamente cortados da lista de afazeres estão a atividade física e a alimentação saudável, que dão lugar ao sedentarismo e a refeições rápidas e pouco nutritivas. Uma das partes do corpo mais afetadas por esse tipo de rotina é o coração, o nosso ‘motor’, responsável por levar sangue para todo o nosso organismo.

 

As consequências podem ser graves, como o acúmulo de gordura nas artérias, que pode causar um infarto ou derrame. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 33% das mortes no Brasil são causadas por doenças cardiovasculares. No mundo, mais de sete milhões de pessoas morrem todos os anos por complicações no coração.

Confira dicas sobre atividade física e alimentação

 

- Escolha uma atividade física que lhe dê prazer. Mas não esqueça: antes de uma simples caminhada ou esporte, procure um médico para uma avaliação;

 

- Nunca pratique um exercício em jejum ou desidratado. Procure também utilizar roupas e calçados adequados à atividade física;

 

- Para se alimentar bem, procure deixar seu prato bem colorido, misturando verduras, carnes e grãos. Assim você vai ingerir várias vitaminas e nutrientes;

 

- Procure fazer seis refeições por dia: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite;

 

- Alguns alimentos têm substâncias benéficas ao coração, como peixes, soja e castanhas. No site da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) existem várias receitas que podem contribuir para o bom funcionamento do coração. Confira!

 

# Deixe aqui seu comentário
Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro!!!