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Cuidados na hora de dormir

Cuidados na hora de dormir

Dicas de Maristela Muniz Brandieri

Uma boa noite de sono é essencial para repor as energias e garantir a disposição para o trabalho. Na hora de dormir, porém, muita gente acaba sofrendo de insônia, um problema que pode ter diferentes causas, desde fatores emocionais até doenças neurológicas, e requer atenção para evitar maiores complicações à saúde. Por isso, é importante manter alguns hábitos na hora de dormir. Fique atento:

·Mantenha um horário regular para dormir e acordar;

·Cuide para que o ambiente seja agradável: deixe o quarto escuro e silencioso e, se possível, regule a temperatura;

·Fique de olho no colchão, ele não deve ser nem rígido e nem macio demais. Lembre-se de que em nenhum outro momento do dia você fica tantas horas na mesma posição;

·Não tome café e nem outros estimulantes antes de dormir e também evite o cigarro;

·Não fique planejando as tarefas do dia seguinte e nem resolva problemas na hora de dormir;

·Cuidado com a alimentação no jantar, comer muito ou comer logo antes de dormir pode prejudicar o sono, já que a digestão praticamente para enquanto dormimos.

·Por fim, fique atento aos problemas e, caso a insônia não melhore, procure ajuda médica e não tome medicamentos sem a orientação de um especialista.

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