aguarde...

CRIANÇA é um papel em branco ... SÓ AGUARDANDO

Ilm Park – Weimar – Alemanha


Olhando para esta foto imaginamos todo um futuro pela frente e gostaria de partilhar alguns cuidados que vi com a criança na Alemanha

- TV – muitos programas infantis à noite e outros horários

- Criancinhas visitam museus e fazem caminhadas em parques

- Crianças não usam salto alto, mas sandálias e sapatos ortopédicos

- Criança dorme cedo

- Não vi nenhuma birra e nenhum mau trato com crianças nas ruas, nenhum grito.

- As crianças sabem esperar sua vez em tudo

- Começam a aprender um instrumento bem pequeninas

- Um adulto explica pacientemente para uma criança os porquês ...

- A Escola de 1ª a 4ª série tem as salas misturadas para que haja a troca de experiência entre eles. Numa mesa sentam 4 crianças : uma de cada série na aula de História por exemplo ou outras disciplinas que possam ser compartilhadas nas 4 séries.  As crianças trocam de salas , as salas são preparadas para cada disciplina.

No ‘ Maternal’ a criança de 2 anos chega em sua sala e pendura a lancheira no seu cabide e ali tem um pequeno cartaz com figuras do que ela deve fazer naquele período em que estiver na escola. Ela tem que dar conta daquelas tarefas que vê nas figuras, o tempo é ela quem faz. Se ela terminar tudo e quiser ir brincar, está liberada.

O governo resolveu incentivar os casais a terem filhos porque o país estava ficando cheio de idosos e não tinham crianças e a partir de 2003 foi feito este incentivo: o governo paga uma pensão para os pais desde a gravidez até a criança terminar seus estudos.

Todas as crianças tem deveres pequenos nas casas como arrumar seu quarto, guardar seus brinquedos, estender a toalha de banho , etc mas é sempre tratada como criança , não participa de conversa de adultos, a sexualidade não é despertada tão cedo, os programas de TV são trocados por livros, muitos livros de histórias ou por um instrumento musical.

Eu fui criada assim aqui no Brasil, meu tempo era todo ocupado com cursos, afazeres, etc. Mas hoje em dia a formação é deixada de lado, e as máquinas dominam crianças e jovens aqui no Brasil, enquanto lá na Europa e em muitos países, a EDUCAÇÃO e a FORMAÇÃO estão em primeiríssimo lugar e a criança tem DIREITO  e DEVER de ser criança.

# Deixe aqui seu comentário
Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro!!!