aguarde...

ACORDA BRASIL !!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Alunos do CEFAM 1998 – se apresentando no Teatro Municipal-Franca
Na cena : Beethoven regendo em completa surdez.
Foram 8 apresentações em 2 dias : manhã , tarde e noite.

 

Acordando bem cedo e ligando a TV no noticiário das 5 da manhã, entre notícias de escolas de samba vencedoras de São Paulo e Rio, as notícias dos desocupados assaltando turistas. E outras notícias de desocupados aqui e ali, flanelinhas ameaçando motoristas, assalto seguido de morte , levando apenas 90 reais... DESOCUPADOS !

Volto a insistir no tema : OCUPEM AS CRIANÇAS E OS JOVENS. Mas isso precisa começar desde criança : CRIAR O HÁBITO de ter o dia preenchido com atividades diversificadas. Hoje compreendo meus pais que me colocaram em tantas atividades que eu tinha que colocar o despertador às 4 da manhã pra estudar para provas.

Eu estudava o dia inteiro, curso de Datilografia, Curso de Desenho, de Relações Públicas, aula de Ed. Física fora do horário e além de tudo o curso de Piano que tinha matérias complementares como : Teoria, Solfejo, Flauta, Coral, Percepção, História Da Música, pelo menos 2 delas por ano. Meu dia era totalmente preenchido porque  ‘  mente desocupada é moradia de escorpião’ .

Em 1998 lançamos o projeto FLICTS ENCONTRA SUAS ALMAS GÊMEAS no CEFAM de FRANCA . Os alunos do Magistério leram o livro Flicts de Ziraldo e depois as biografias de Bach, Beethoven, Mozart, Chopin, Tchaikovsky e Villa-Lobos.

Por que almas gêmeas ?  Porque Flicts - a cor ocre - era discriminada, ninguém queria esta cor porque era o feio, frágil e aflito Flicts. Assim foram a maioria dos compositores eruditos : discriminados. Ora porque tinha a mão suja e era despenteado ( Bach) , ora porque era genioso, feio, pobre ( Beethoven), ora porque  era hiperativo ( Mozart), ora porque era tuberculoso( Chopin) ora porque era curioso demais e queria aprender tudo ( Villa-Lobos) . Uns foram castigados, outros discriminados pela vida afora... MAS  UMA COISA OS SALVOU DESTE BULLIYNG :  A MÚSICA.

A mente ocupada com a criação não teve tempo de valorizar as maldades humanas ou mesmo suas incompreensões.

Mente ocupada  não mora escorpião.

Mente ativa e criativa produz e faz a História !

E a pergunta que não quer calar :  Onde se desenvolve em maior intensidade a criatividade ? – Na Arte.

ACORDA BRASIL !  Que nossos noticiários a partir de agora sejam : descoberto um novo talento , um menino discriminado, que tinha tudo para dar errado na vida mas descobriu um tesouro em si mesmo : a Arte.

Só porque a ARTE CONTA A HISTÓRIA de forma sensível, plástica, sonora  e perpetua fatos, pessoas, lugares para a eternidade !

# Deixe aqui seu comentário
Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro!!!