aguarde...

A música ecoando na sala! Contos musicais.

A música é um turbilhão, uma avalanche que vai entrando sem pedir licença, provocando lembranças, revirando sentimentos, causando nostalgia, saudade, dor, contentamento e muitas vezes recordando fatos que parecem ter acontecido no dia anterior, mas podem ter sua origem há séculos!

A música é uma luz que ilumina a escuridão do esquecimento. Por vezes é do presente, por vezes é do passado, mas sempre aquela luz que traz os fatos, que ‘cutuca ‘  a memória, que faz reviver situações tão antigas...

É uma luz no fim do túnel, mas do túnel do passado.

Lendo, estudando, preparando um roteiro para peça de teatro, a trilha sonora é algo marcante. Quando se conta a história do passado, buscar as músicas que fizeram parte daquele momento é como trazer à tona a compreensão do passado mais vivamente. E aquele turbilhão, a avalanche vem sem piedade e invade todo o ser numa destruição avassaladora do presente, se instala no córtex cerebral, nas células, no corpo inteiro, na memória afetiva, na memória visual, sente-se até os cheiros, o frio, o calor, o abraço. O abraço do passado no presente!

Assim é a música! Este poderoso instrumento modificador de sensações, sentimentos, estados de alma!

E o roteiro da peça se forma. Uma sala, um piano marrom, um pianista, uma mulher com uma pena entra por uma porta para dentro da sala, atravessa-a, vai até outra porta, pega outra pena no cômodo ao lado e volta apreciando o som estonteante da música tocada naquele piano.

O pianista se levanta vai até ela, parada no ângulo da sala, beija sua testa, dá um abraço profundo agradecendo por poder estudar ali. Uma sala com estantes de livros, tapetes, parede forrada com seda floral em tons pastéis. Ela com um vestido cor de pérola esvoaçante, caneta de pena em mãos, volta para a sala ao lado e no canto oposto um olhar presenciando a lembrança!

A música nos leva longe. Permite a imaginação vagar no tempo e no espaço. Mais que isso reviva a memória secular!

 

# Deixe aqui seu comentário
Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro!!!