aguarde...

4ª DICA para o ESTUDO DE PIANO

 

Ainda respondendo às perguntas mais comuns :

1.    Com qual idade devemos colocar a criança para estudar piano.

Esta resposta é mais abrangente. Via de regra a resposta seria : - quando a criança pedir.

Mas esta resposta atende apenas àquela criança que já sabe o que quer, que já conhece ou que intuitivamente gostaria de experimentar. Eu, quando tinha 3 anos de idade ficava ‘ fazendo de conta ‘ que tocava piano na mesa e pedia para meus pais me colocarem pra estudar piano. Antigamente isso só acontecia quando a criança estava alfabetizada, com 7 anos de idade.

Mas e aquelas crianças que nunca viram e nem conhecem um piano ?  Ah ! Mas conhecem um teclado, poderia ser a resposta. Mas não é a mesma coisa .

Tive alunos que começaram muito bem o estudo de piano e quando os pais resolveram comprar um teclado para a criança estudar, os ouvidos delas não aceitaram aquele som e elas abandonaram os estudos alegando que não gostavam de estudar piano. MAS O PROBLEMA É O SOM ARTIFICIAL DO TECLADO. Ele apenas imita o piano.

 

Então, qual a idade ideal ?

Não existe.

Tive alunas que começaram com 4 anos de idade a tocar piano mesmo. Vou dar o exemplo de uma vizinha, a Valéria, que tinha 3 para 4 anos e frequentava minha casa , especialmente gostava de me ouvir e ver tocar piano. Um dia ela se sentou no chão ao lado do piano e me disse : - você não vai me ensinar ? eu quero tocar !

E então procurei uma metodologia para esta faixa etária, eu ainda era estudante de piano, e comecei a ensinar a esta menina que se tornou uma excelente pianista em muito pouco tempo.

 

Outro caso foi uma aluna de 12 anos que veio me procurar no mês de Agosto para iniciar as aulas no Conservatório, depois que foi a uma audição de piano dos meus alunos. Ficou apaixonada pelo instrumento e queria de qualquer forma aprender.

Eu tentei fazer com que ela esperasse o ano seguinte, pensasse com calma, pois no conservatório era um pouco complicado matricular-se no início do ano. Ela sugeriu ter aulas particulares, mas o conservatório resolveu aceita-la porque me pediram para dar exclusividade quando me chamaram para trabalhar lá. Eu tinha 18 alunos em casa e levei todos para se matricularem no Conservatório.

Esta menina fez a programação de 2 anos de conservatório em apenas 6 meses. Devorava os métodos, as músicas, e tocava muito bem. Hoje ela é médica. Seu nome é Sândia e nunca me esqueço do quanto esta menina era estudiosa e desenvolveu um talento !

Atender a vontade da criança é importante. Mostrar e dar oportunidade de conhecer àquelas que não manifestaram vontade também é importante... Basicamente ter o bom senso de observar e oferecer uma chance !

# Deixe aqui seu comentário
Comentários

Nenhum comentário. Seja o primeiro!!!